domingo, 14 de março de 2010

LICENÇA MATERNIDADE

DIA 20 DE JANEIRO DE 2010/JN ESTADÃO

 

Licença-maternidade de 6 meses começa na segunda.

ADRIANA FERNANDES E KARINA TOLEDO - Agencia Estado

A partir de segunda-feira, as empresas poderão aderir ao programa que permite a ampliação da licença-maternidade de 4 para 6 meses. A concessão do benefício é uma opção da empresa, que poderá abater a despesa do Imposto de Renda.
Depois da adesão, a funcionária tem um prazo de 30 dias após o nascimento da criança para requerer a ampliação. Ela tem direito ao salário integral. A medida também vale para casos de adoção. O objetivo é garantir o aleitamento e o bom desenvolvimento do bebê.
A regulamentação do benefício foi publicada ontem no Diário Oficial da União, mais de um ano após o Congresso aprovar a lei que criou o programa Empresa Cidadã, ampliando o prazo para seis meses. As vantagens fiscais, no entanto, estão limitadas às empresas que fazem a declaração do Imposto de Renda pelo sistema de lucro real, o que reduz o alcance da medida.
No Brasil, cerca de 150 mil empresas se enquadram nessa categoria, a maioria é grande corporação. Segundo o coordenador de cobrança da Receita, João Paulo Martins, elas empregam cerca de 40% da mão de obra feminina do País. As empresas incluídas no Simples ou no sistema de lucro presumido não têm como abater a despesa.
Durante os quatro primeiros meses da licença, o salário é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os outros dois pela empresa. A despesa que a empresa tiver com a licença-maternidade nos dois últimos meses poderá ser descontada na hora da declaração anual do IR. Segundo a Receita, a medida representará redução de R$ 414 milhões na arrecadação em 2010. Para aderir ao programa, a empresa precisa se cadastrar no site da Receita na internet. A funcionária deve pedir o benefício diretamente à empresa.

 LINK: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,licenca-maternidade-de-6-meses-comeca-na-segunda,500360,0.htm

DIA MUNDIAL DOS RINS

Oi navegadores.

Eu sei que este assunto não tem nada haver com o tema do blog.

Mas é muito importante, igual muitos outros dias especiais que teem por ai.

E concerteza eu postarei. XD

Então pra quem não sabe vai ai o lembrete:

Divulge o Dia Mundial do Rim e informe-se sobre os sintomas das doenças renais



Divulgue o Dia Mundial do Rim e Ajude a Prevenir Doenças Renais

No dia 08 de março de 2010, comemora-se o Dia Mundial do Rim. 


Os médicos nefrologistas estarão nesta oportunidade divulgando para a sociedade:


·         O que é a Nefrologia?
      É a especialidade da área da saúde, que reúne médicos, enfermeiros, e outros profissionais, para o reconhecimento, prevenção e tratamento dos portadores de doenças renais.

·          Quais são os sinais e sintomas de doenças renais?
      Pressão alta, inchaço, anemia, palidez, fraqueza e desânimo constantes, náuseas e vômitos freqüentes pela manhã, sangue na urina, dor lombar/cólica renal e indícios de infecções urinárias.

·          Quais são as pessoas com maior risco de ter doenças renais?
      São principalmente os diabéticos, os hipertensos, os integrantes de famílias com vários indivíduos com doença renal, os usuários regulares de antiinflamatórios, e aqueles com problemas urológicos.

·          Quais são os recursos disponíveis para a prevenção e o tratamento destas doenças?
      Dependem da doença e da pessoa que se quer atingir. Para o diabético, por exemplo, existe a necessidade de cuidar bem do controle do açúcar no sangue, usar medicação específica, usar menos sal e proteínas na dieta, e manter a pressão arterial sob controle rigoroso.


Sabemos que quase 1 milhão de pessoas têm doenças renais e apenas 70% sabe disso.

Dos 34 milhões de brasileiros portadores de hipertensão ou diabete, 6,6% apresentam alterações renais e podem necessitar de diálise um dia.

Sessenta mil brasileiros fazem diálise, mas sabe-se que 150 mil deveriam estar usufruindo destes tratamentos, mas não o fazem por não terem o diagnóstico a tempo de chegar aos profissionais da área, e assim salvar suas vidas.

A informação salva vidas.

FONTE DE PESQUISA. MINISTÉRIO DA SAÚDE.

quinta-feira, 11 de março de 2010

INFORMAÇÕES SEBRAE

Palestras - SEBRAE

CONHEÇA OS 7 ERROS DA COMUNICAÇÃO

Conheça os sete principais erros na comunicação no trabalho.

Por: Karla Santana Mamona - InfoMoney

Você já parou para pensar como é a sua comunicação no ambiente de trabalho? Pois saiba que essa análise pode ajudar a evitar diversos problemas com os colegas, a chefia, os clientes e os fornecedores.

De acordo com o especialista em comunicação verbal e focada em gestão de pessoas, Reinaldo Passadori, as empresas têm buscado profissionais competentes na comunicação, principalmente na verbal.

Ele afirma ainda que, para ter uma comunicação eficiente, é necessário que os profissionais façam uma reflexão sobre a forma que interpretam os fatos, como compreendem o próximo e como tratam as pessoas.

Erros de comunicação

Para melhorar a comunicação no ambiente corporativo, é necessário evitar alguns erros. Confira abaixo os sete principais pecados na comunicação que foram listados por Passadori:

· Apatia: o contrário é a empatia, que nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o nível sociocultural e o temperamento. Ser empático é ser generoso com o outro. Com voz serena, mas firme, pode-se articular palavras com calma, confiança, polidez, o que torna a comunicação mais atraente.

· Insegurança: profissionais inseguros geralmente se comportam de maneira agressiva, o que pode causar medo e intimidação. Quem se conhece verdadeiramente detém o controle de seus atos, gestos e palavras. Uma pessoa assertiva defende suas ideias e direitos e, ao mesmo tempo, procura aceitar os dos outros, o que deve ser feito!

· Impaciência: quando se é impaciente, é difícil ensinar e aprender, já que não há espaço para a observação e o intercâmbio de informações. Uma postura sábia requer dar o tempo de maturação necessário aos acontecimentos e também tomar decisões firmes de forma serena, sem 'atropelos'.

· Incoerência: é a diferença entre falar, defender uma ideia, valores ou posição e não seguir os discursos e as ideias apregoados. Esse comportamento desperta desconfiança e descrédito, pois as pessoas acreditam que a qualquer momento o incoerente poderá mudar de lado, sem se importar com os desdobramentos das suas atitudes.

· Prolixidade: ser excessivamente longo, cansativo e entediante numa conversa ou texto é um dos maiores pecados da comunicação. Geralmente, o prolixo não reconhece que sua expressão é confusa, cheia de palavras repetidas ou sem um significado importante e que os ouvintes não prestam atenção justamente pela falta de objetividade.

· Ignorância: falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou mesmo acreditar em algo falso, não tendo discernimento. Saber que existe mais conhecimento e profundidade em um assunto, porém, não buscar isso. Fazer pouco caso da importância do saber, e agir como se não precisasse do outro.

· Arrogância: caracteriza a falta de humildade, alguém que não deseja ouvir, aprender algo que não saiba ou estar no mesmo nível do seu próximo. Contraposta, a humildade é uma das qualidades mais difíceis de exercer. Porém, humilde não significa ser fraco perante a posição que ocupa. Pode-se nascer com essa característica ou trabalhar para adquiri-la. A humildade é saber ouvir, sem passar por cima do outro, é ser reverente e ter conhecimento exato do que não se é.

Mário Roberto Faccioni Jr

Moderador RH SP http://br.groups. yahoo.com/ group/rh_ sp

Moderador RH RS http://br.groups. yahoo.com/ group/rh_ rs

Celular: 55-11-9634-4045

http://twitter. com/mafabr

CINCO DICAS PARA SUA EMPRESA GANHAR MAIS DINHEIRO


Os motivos para se iniciar um negócio variam bastante hoje em dia. Alguns querem ajudar o planeta ou as pessoas, outros querem divulgar seu trabalho ou seus produtos e outros ainda entram no universo do empreendedorismo porque querem, pura e simplesmente, ganhar dinheiro. De um jeito ou de outro, é a receita final que mostra se o seu negócio está ou não crescendo e denota a força de sua empresa. E é por causa disso que muitos empresários, em não poucas das vezes os iniciantes, preocupam-se quando percebem que está entrando menos dinheiro do que imaginavam ou pior: o dinheiro não está nem vindo.
O consultor Sid Kemp, presidente da Sid Kemp Enterprises, que analisa soluções e faz consultoria para pequenas empresas nos Estados Unidos, escreveu à Entrepeneur.com cinco dicas para otimizar a receita empresarial.

1. Faça um planejamento
A ideia é unir receita com as atividades de trabalho. Se você vende produtos, faça projeções para cada um deles. No caso de serviços, rastreie os contratos fechados e verifique o ganho em cada um deles. É preciso estabelecer metas e consequências: deixe cada empregado saber para o que eles contribuem e dê incentivos para o trabalho bem-feito. Esses incentivos podem ser reconhecimento, agradecimento e até mesmo um aumento salarial. Os empregados precisam ter um objetivo mínimo e um máximo e precisam de incentivo para atingir o máximo. Em meses ruins, entretanto, eles sabem o mínimo que devem fazer, ao mesmo tempo em que sabem das oportunidades no caso de um trabalho otimizado. Dessa forma, eles se sentem seguros no emprego e também vislumbram a possibilidade de crescimento.

2. Faça um rastreamento diário ou semanal dos resultados
Cada semana, reúna seus empregados e faça um balanço para ilustrar o tempo de trabalho em números. Discuta o andamento do trabalho e como podem melhorar, mas não pressione. Seja específico e encoraje a melhora. No caso de algum problema, procure determinar se esse problema foi isolado ou se pode acontecer de novo e desse modo se prepare. Entretanto, tente resolvê-lo. Se esse problema for externo e estiver fora do seu controle, elabore alternativas para alcançar seus objetivos. Às vezes a solução é óbvia e prática, mas terá ocasiões em que você vai precisar ser criativo.

3. Defina todo o trabalho
As áreas de uma empresa de qualquer porte podem ser independentes, mas todas elas conjugam fatores em sinergia para o sucesso final do empreendimento. Isso é ainda mais evidente nas pequenas empresas. Cada empregado precisa saber exatamente o que deve fazer e como os seus sucessos contribuem para o crescimento empresarial.

4. Rastreie diária ou semanalmente os seus gastos
Muitas empresas deixam suas informações financeiras acumularem. Como o dinheiro é o que mantém a sua empresa funcionando, não é aconselhável deixar essa documentações toda entulhar para consulta no final do ano fiscal. Quanto você está gastando? Como isso afeta seu planejamento? Você está gastando naquilo que planejou? Se souber as respostas para essas perguntas toda a semana, você pode corrigir qualquer erro no trajeto e atingir o objetivo mais rapidamente.

5. Rastreie o progresso mensalmente
Finalmente, você deve verificar o seu progresso e receita ao final de todo mês. É preciso se perguntar o que pode ser feito para ganhar mais e gastar menos e como ter resultados positivos antes e ser pago pelo serviço mais rapidamente. Encontrando maneiras de melhorar nessas áreas fará com que você construa melhores resultados em menos tempo e tenha uma receita positiva cada vez mais cedo.
Em resumo, o sucesso do negócio está em relacionar cada trabalho com o ganho que ele proporciona, reduzir os custos e entregar melhores resultados mais cedo. Para isso, é importante motivar os empregados fazendo com que eles saibam que o que eles fazem é relevante. É preciso mostrar, sempre, como eles podem melhorar. Dessa forma, você não só atingirá seus objetivos como irá ultrapassá-los.

LINK
http://www.papodeempreendedor.com.br/recursos-humanos/cinco-dicas-para-sua-empresa-ganhar-mais-dinheiro/




quarta-feira, 10 de março de 2010

O JEITINHO FEMININO DE EMPREENDER



Superpoderosas

Um pouco atrasado, mas uma homenagem especial e também super interessante.Eu mulher gostei. XD

04/03/2010

É recente a chegada das mulheres brasileiras ao mundo do trabalho e dos negócios. Apenas uma geração atrás, a grande maioria não trabalhava fora, e se dedicava a cuidar da casa e da família. Ainda que estejam há pouco tempo no mercado, muitas já se destacam em carreiras executivas, como CEOs de empresas, e também à frente de negócios. À frente de suas próprias empresas, empreendedoras de sucesso destacam-se pela competência com que cuidam dos negócios, e também por algumas características femininas, que fazem a diferença nos resultados e na percepção dos clientes.
Continue lendo na edição de março, do Jornal de Negócios, que retrata o jeito feminino de empreender, uma homenagem ao Dia das Mulheres.

O QUE É EMPREENDEDORISMO

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio, assumindo riscos em busca de lucro.
O empreendedor deve reunir algumas das seguintes características:
. Estar sempre à busca de oportunidades;
. Iniciativa
. Persistência
. Comprometimento
. Exigência de qualidade e eficiência
. Correr riscos calculados
. Saber estabelecer metas
. Buscar informações
. Planejar e monitorar sistematicamente
. Capacidade de persuasão e de formar rede contatos
. Independência e autoconfiança
Uma obs. importantissima que achei.

Dificilmente uma pessoa reunirá todas estas características em perfeito equilíbrio, mas é importante estar consciente de quais são suas qualidades e deficiências.

BEM VINDOS

Oi leitores e interessados!

Eu sou uma estudante de Rh, empreendedorismo e gestão de negócios, e criei este espaço para divulgar algumas máterias que acho interessante. Estou aberta a sugestões, opiniões, palpites e principalmente ídeias.

Quero poder dividir meus conhecimentos e também quero poder aprender mais com vocês, sobre o nosso mercado de trabalho hoje.

Quais as necessidades, as dificuldades, as vitórias, as chances, os retornos e as probabilidades.

Qual é o diferencial? Onde achar?

Através de uma ídeia, ou oportunidade? OU VICE-VERSA.

O que gera tanta instabilidade no nosso empreendimento?

Aos poucos postarei e devagar chegaremos lá.

Meu ideal é igual ao de vocês , que um dia sonham em ter seu próprio negócio, ser reconhecido e ter principalmente conhecimento para poder dividir e compartilhar.

Agradeço aos leitores que passarem por aqui já antecipadamente.

ABRAÇOS A TODOS

E SEJAM BEM VINDOS